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Por que é importante uma boa apresentação?

Há muitas vantagens em um texto limpo e organizado. Um trabalho bem apresentado facilita a leitura e predispõe o professor ou qualquer outro leitor a examiná-lo com mais simpatia e atenção. À medida que avançamos nos estudos, aumentam as exigências para que falemos mais corretamente e saibamos apresentar os conhecimentos adquiridos. Existem várias técnicas que indicam como organizar um exercício de redação, um comentário de texto, as questões de um exame ou um resumo de livro. Usando-as com freqüência, o estudante terá um método de trabalho que o ajudará nas pesquisas escolares, na organização de seus materiais e no melhor aproveitamento do tempo dedicado aos estudos.

Técnicas de apresentação

  • Deixar margens ou espaços em branco nas bordas laterais, superior (3 cm) e inferior de suas folhas de trabalho. A margem lateral esquerda deve ser maior que a margem direita (2,5 cm).
  • Buscar limpeza, ordem e clareza na caligrafia: evitar as emendas e o uso excessivo de corretores; manter as linhas retas ao escrever em folhas sem pauta. Cada pessoa tem uma maneira de escrever, mas todos devem respeitar os traços de cada letra, de modo que os exercícios ou trabalhos fiquem limpos e legíveis. Procure dominar os conhecimentos da informática para estar atualizado.
  • Distribuir o texto em parágrafos. Na primeira linha de cada parágrafo deve-se deixar recuo esquerdo de 5,5 cm.
  • Dar títulos adequados aos temas e aos diversos capítulos, usando criatividade.
  • Sublinhar, ou destacar usando itálico ou negrito, os assuntos mais importantes, tais como definições e conceitos.
  • Para facilitar as referências sobre um texto, este deve ser enumerado de cinco em cinco linhas. Se o texto analisado for em verso, a indicação deve ser feita de cinco em cinco versos.

Monografias

Conforme progride nos estudos, o aluno deverá aprender a desenvolver e apresentar monografias: trabalhos de elaboração pessoal sobre aspectos de uma disciplina ou ciência, geralmente expostos por escrito. São temas como: Direito Alternativo, Eutanásia, Acesso à Justiça.

Para tanto, pode-se adotar o seguinte esquema:

  • Definir claramente o tema a ser desenvolvido;
  • Reunir informações pesquisando em livros, jornais, revistas, Internet, enciclopédias; anotar tudo para a organização das referências bibliográficas.
  • Ordenar as informações, a partir de um roteiro previamente elaborado; o sumário.
  • Redigir o trabalho.

Exemplo de apresentação

  

Folha de rosto: Nela devem aparecer o título da monografia, o nome do autor do trabalho (curso e grupo) e o nome do professor orientador.

Índice ou sumário: Na segunda página deve-se incluir um índice geral ou sumário, onde se relacionam os subtítulos, os capítulos, as epígrafes e as páginas.

Introdução: O trabalho deve ser iniciado por uma introdução. Nela precisam ser expostos os objetivos da monografia, os recursos utilizados, as dificuldades e as limitações.

Capítulos: No desenvolvimento de uma monografia, cada capítulo terá um título e deve começar em uma nova página. No caso de se copiar um trecho de um livro, é preciso colocá-lo entre aspas e citar no rodapé o título da obra e o nome de seu autor. Procure expor as idéias com ordem, clareza e precisão, buscando coerência entre o conteúdo e o modo de expô-lo.

Bibliografia: Uma vez concluída a monografia, é preciso registrar a bibliografia usada. Nesta, indicam-se os títulos dos livros e de outras fontes de pesquisa que originaram as informações, às quais pode-se recorrer para aprofundar a discussão ou as idéias propostas.

Glossário

Epígrafe: sentença que introduz um capítulo.
Sumário: índice breve dos pontos mais importantes tratados no trabalho.